2010/05/01

O que faz ficar em casa sozinha por uma tarde e noite :)

Numa das minhas buscas pela net sobre croché, encontrei a referência a este livro...

... e resolvi comprá-lo. Graças ao vulcão islandês demorou duas semanas a chegar, mas quando, finalmente, veio parar às minhas mãos, iniciei a minha maratona de crochetar flores!

Tenho tido dificuldades em fazer alguns dos padrões básicos, pois as instruções escritas por vezes não são muito claras. Para além disso, tenho que estar sempre a ver a cábula que fiz de conversão de pontos American English (os que aprendi no Youtube) em British English (os do livro).

Numa altura em que não me posso movimentar muito, ficar na caminha a decifrar padrões de croché e a imaginar futuras aplicações para as flores é o que me está a dar mais prazer...

Estas são as borragens. É uma hipótese de decoração para  o meu barrete.


Esta é uma margarida - o nome em inglês é muito giro - Lazy Dasy. O botão devia ser amarelo, mas não tenho lã dessa cor, de momento.


Este é um trevo. Desmanchei a segunda folha várias vezes, pois parecia que não era nada daquilo, quando, afinal, até era. Este é um bom exemplo de parcas instruções escritas que são salvas por um bom gráfico. Já se começa a tornar mais fácil para mim interpretá-los.


Tradescantia. Desconheço o nome em Português. Não gostei muito do resultado final, pois a malha ficou muito larga. Opção errada na escolha da agulha.

Estas flores são todas de design básico, i.e., fácil.

Agora, o meu orgulho: um design avançado (difícil)...

Estes brincos de princesa são lindos! Devem fazer uns brincos giros, mas terei de usar uma linha mais fina. Estes foram feitos com algodão, nº6; em nº 12 ficarão mais pequenos e delicados. Vou já fazer mais ;)

2010/04/30

Um barrete em lã branca

Eu tinha um barrete branco muito parecido com este que, numa das minhas infelizes ideias domésticas, encolhi. Não foi a primeira vez nem a última que estraguei peças de roupa. O Mário já perdeu duas camisolas de lã dada esta minha incapacidade (já ultrapassada, espero eu ) de ler etiquetas :)


Utilizei uma agulha 3,5 mm; não sei qual a grossura do fio, mas é o mais grosso que encontrei em lã (porque os há de outros tipos) e fiz o Puff Stitch (um ponto de croché que é feito com 9 laçadas de uma vez; mas que, dada a grossura da lã, reduzi para 5). Eu amei o resultado final. O processo até foi rápido - comprei a lã na 2ª feira, dia em que comecei o barrete. Tive que desmanchar algumas fiadas para que encaixasse bem nas minhas medidas, pois as instruções que segui eram para uma outra grossura de fio e de agulha. Experimentei o puff stitch com 9, 7 e 5 laçadas, tendo chegado à conclusão que com 5 ficava melhor. Ontem à noite, acabei.



Reacção da Eva: "É feio, mãe! Não gosto! Por que não fizeste cor-de-rosa?!"

2010/04/27

Flor de calêndula vermelha e flor-laço

Mais duas criações para pregadeiras ou aplicações para chapéus, malas e afins.
A primeira é feita em fio nº 12 de algodão, em duas cores.
Esta última é a flor de calêndula, que costuma ser amarela, mas eu gostei tanto desta lã vermelha que não hesitei em fazer a minha versão da flor.

2010/04/25

Ribbon Flower

Uma flor-laço! Ando a especializar-me nas técnicas do croché, graças aos vídeos desta senhora americana!
Thanks, Teresa!