
Ontem o maridão incentivou-me a ir ver um filme que ele já tinha visto e que achou que eu não deveria perder. Ainda bem que me convenceu a ir!
Este filme alemão, Das Leben der Aderen ou As Vidas dos Outros, passa-se na Alemanha Ocidental em 1984, portanto, antes da queda do muro de Berlim, e gira à volta do funcionamento da Stasi, uma espécie de Pide lá do sítio. O objectivo era saber tudo sobre todos e é-nos mostrada a vida dos vigiados e de um dos que vigia. Este acaba por se envolver na vida desses outros e o resultado é um filme que conseguiu a quase impossível façanha de me pôr a chorar (o Dancer in the Dark foi o 1º; estava eu grávida e muiiiito sensível!). É o tipo de filme que emociona até as pedras da calçada, mas sem ser lamechas e que coloco ao nível de A Vida é Bela ou American Beauty.
Mostra-nos o melhor e o pior do ser humano e que ninguém é totalmente bonzinho ou mauzão; somos apenas seres humanos cheios de falhas que estão cá a tentar encontrar alguém que nos ame para além do nosso lado lunar.
Vejam. Está no Quarteto. A €3! Só têm desculpa se Lisboa ficar muito longe para vocês...