2008/07/11

Avaliação do Desempenho - Professores


Os professores contratados são os que têm de ser avaliados pelo conselho executivo da sua escola até ao final do seu contrato (as datas -limite devem variar de escola para escola).

As seguintes perguntas são as que mais problemas me colocam...


Pergunta 8:
Como avalia a sua participação e o seu contributo para a definição e concretização de estratégias para a prevenção e redução do abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Na sua apreciação identifique sumariamente as acções e iniciativas que
desenvolveu.


Pergunto eu:
Como é que um professor previne e reduz o abandono escolar sem o apoio essencial de pais, que nos casos de perigo de abandono, tão responsáveis são pelo mesmo, por serem pais ausentes, desinteressados, não poucas vezes apenas preocupados em depositar os seus miúdos num sítio que consideram seguro (pelo menos se lhes acontecer alguma coisa, a responsabilidade pode ser sempre imputada à escola)?


Pergunta 13:
Identifique sumariamente as suas necessidades de formação e de desenvolvimento profissional


Resposta possível:
Formação em preenchimento de questionários de auto-avaliação de desempenho docente.


Pergunta 14:
Como avalia a relação que estabeleceu com a comunidade e o cumprimento dos seus objectivos individuais definidos neste âmbito?


O que dizer neste ponto?! Coitados dos que tiveram o azar (que não tive, para bem da minha sanidade mental) em ter ficado numa escola com colegas, C.E. e funcionários maus (raramente são todos ao mesmo tempo); com um ambiente de cortar à faca e constantes conflitos.

Enfim... Socorro!

Aceito uma avaliação; mas, por favor, que seja séria, sem nos deixar esta sensação de andarmos para aqui a fazer uma figura que, lamentavelmente, andámos a fazer neste último ano: de palhaços.
P.S. Para se rirem um bocado, consultem http://antero.wordpress.com.

Sem comentários: